sexta-feira, 15 de março de 2013

[PREVISÕES] UFC 158: St-Pierre x Diaz

Iniciando as postagens com previsões dos próximos eventos, começamos logo com uma disputa de cinturão no UFC 158 que promete movimentar a semana, já que a expectativa é grande.

Além da disputa GSP x Diaz, alguns dos blogueiros escolheram comentar ao menos outras duas lutas.

Vamos ver o quão perto (ou longe) cada um ficará dos resultados.

E, para quem quiser, seu palpite também é muito bem-vindo!

 
1) Georges St-Pierre (c) x Nick Diaz

Gabs: Minha tentação era falar que o GSP vai amarrar a luta, fazer aquele joguinho burocrático, chato, e que estamos nos acostumando a ver. Mas não. Creio que o fato de Nick Diaz ter efetivamente tirado GSP de sua condição "plácida" e arrogante vai acabar por fazê-lo ficar maluco para conseguir um KO/TKO rápido.
Portanto, e nessa "vacalouquice" do GSP, prevejo um primeiro round complicado, com 10x9 para Diaz. Entretanto, com mais calma, GSP vai acabar com a luta no segundo round, por submissão(mata leão ou chave de braço, por mais espantoso que possa parecer).
Resultado finalGSP, finalização por mata-leão, no segundo ou terceiro round.

Gu: Prevejo um massacre em favor do canadense. Diaz possui um excelente boxe e um jiu-jítsu de primeira linha. Contudo, o seu estilo de luta simplesmente não "casa" com o de seu oponente, Acredito que GSP irá abusar das quedas, graças a seu apurado wrestling (e olha que o canadense não tem formação específica nessa arte marcial!), o que ainda será facilitado pelo fraco porte físico de Diaz e sua conhecida deficiência na defesa de quedas. A partir daí, GSP tem tudo para esfarelar o adversário com seu potente ground and pound. Sem alternativas, frustrado por não desenvolver o boxe na luta, restará a Diaz a chance da finalização, chance diminuta em razão do domínio de GSP também nessa área (faixa preta de jiu-jítsu). Não teremos, porém, nocaute ou finalização por parte do canadense, que deverá explorar a já usual estratégia de vitória sólida nos rounds para levar ao final por pontos.
Resultado final: GSP, decisão unânime por pontos, 49 x 46.

Iuri: Nick Diaz possui o boxe mais afiado da categoria, mas chuta muito pouco, o que facilita a entrada de GSP em suas pernas que, finas, não favorecem a defesa.
A tendência é que seja mais uma luta monótona, com um Ground and Pound  pouco agressivo do canadense, suficiente apenas para dar-lhe a vitória por pontos.
A esperança é que Diaz consiga, mesmo por baixo, utilizar seu Jiu Jitsu, que também considero o melhor da categoria (apesar de ambos serem faixa preta), e finalize o canadense.
GSP é muito mais completo que Diaz e também possui destaque justamente nas melhores ferramentas para parar o boxe do americano, que é um wrestling excelente e Ground and Pound efetivo.
De qualquer forma, o que pode dar um tempero especial a essa luta e fazer com que ela saia do padrão monótono imposto pelo canadense é o fato de Diaz tê-lo provocado e desrespeitado diversas vezes. GSP está bem nervoso e pode finalmente querer lutar de verdade, sair da zona de conforto e buscar um nocaute.
Se isso acontecer, abrirá espaço para o boxe de Diaz e também para quedas espalhafatosas, com possibilidade para finalização e bons duelos no Jiu Jitsu (incluindo trocas de posição, progressões, raspagens...).
Contudo, na qualidade de almofadinha mais chato do MMA, penso que GSP irá meditar antes da luta e protagonizar mais um duelo de xadrez revestido de arte marcial.
Nunca veremos GSP chamando alguém para a briga como Anderson Silva, Wanderlei Silva, Dan Henderson e tantos outros lutadores (de verdade) fazem.
A única coisa boa que pode sair dessa suposta vitória sem graça seria GSP finalmente aceitar o duelo com Anderson Silva no fim do ano.
Mas, de novo, se o canadense só gosta de lutar em sua zona de conforto, por que aceitaria um duelo de risco, fora da sua categoria?
Resultado finalGSP, decisão unânime por pontos, 50 x 45 (com esperança de ver Nick Diaz por finalização, chave de braço).

Vini: O Diaz conseguiu o que me parecia impossível (não to falando de tornar as lutas do GSP atraentes, ainda): estou falando de tirar o GSP da zona de conforto psicológico... O GSP sempre passa uma imagem de compenetrado e "gelado", mas, dessa vez, o maluco do Diaz fez o serviço antes da luta e fará também no octógono.

Resultado final: Nocaute do Diaz no GSP, no 2º Round (Para a tristeza de um companheiro de blog).


2) Carlos Condit x Johny Hendricks

Gabs: Com todo o respeito a Hendricks, o jogo de Carlos Condit é um dos mais completos da categoria (perdendo apenas para GSP, seu futuro - novamente - adversário). Obviamente, um pombo sem asa sempre pode ocorrer. Ora, se o Belfraco quase finalizou o Jones, por que não? Mas a aposta é outra.

Resultado final: Nocaute de Condit, no 2º Round (Hendricks vai sair moído, escutem o que estou dizendo).

Gu: Hendricks, All-American wrestler na época da univerdade, vem de uma sequência respeitável de cinco vitórias no UFC, incluindo nocautes avassaladores contra Jon Fitch e Martin Kampmann, além de uma contestada vitória por decisão dividida contra Josh Koscheck. A boa maré de resultados, todavia, encerra-se por aí. O amplo jogo do excelente Carlos Condit, uma combinação de golpes sólidos, velocidade e jiu-jítsu (se preciso), irá minar qualquer estratégia do barbudo Hendricks, que não o "encontrará" no octógono para desferir seus potentes golpes ou aplicar quedas. Acho que veremos algo parecido como a luta contra Diaz, quando Condit rodou e rodou pelo octógono, desferindo chutes, socos e golpes voadores em longa distância. O resultado? Um nocaute no segundo round em favor de Condit. Um nocaute por parte de Hendricks, entretanto, não está descartado, assim como um festival de quedas em seu favor caso Condit repita o erro que cometeu contra GSP (falta de movimentação).
Resultado finalCondit, TKO, 2º round.

Iuri: Condit protagonizou um duelo muito bom com GSP e mostrou estar entre os melhores da categoria. Vejo pouquíssimas chances de Hendricks vencer.

Ainda assim, existem chances de eu queimar minha língua, já que Hendricks vem de 5 vitórias seguidas, a maioria contra caras muito bons.
Se ele vencer, penso que será muito bom para a já movimentada categoria, que se abriria ainda mais com um novo desafiante para o cinturão.
Assim como na luta de GSP, torço para resultado diferente daquele que prevejo.
Resultado finalCondit, TKO (torcendo para vitória de Hendricks, também por TKO).

Vini: Já que entrei para discordar no main event, FAREI O MESMO NO CO-MAIN EVENT!!!

Resultado final: Vitória de Hendricks (meus colegas já analisaram tudo, então vou direto ao ponto), com direito a mil quedas e ground and pound até o juiz parar a luta, aposto no 3º Round, lá pelos 3:00 minutos!!!

3) Jake Ellenberger x Nate Marquardt:

Gabs: Sou da opinião que, de vez em quando, história e experiência contam, e muito.
Apesar de tudo apontar para uma vitória fácil de Ellenberger por nocaute ou finalização, estou achando que "The Great" vai aprontar, então vou de long shot.
Resultado final: Decisão dividida (hahaahahah), 29 x 28, 28 x 29 e 29 x 28 em prol de Marquardt.

Gu: Ellenberger vem de sete vitórias em suas últimas oito lutas. Marquardt, por sua vez, em que pese o título do Strikeforce, vive fase conturbada ao alternar vitórias e derrotas, além de sofrer contusões, tendo atuado por três vezes desde 2011. O primeiro, seja pelo atual momento, seja pela superior qualidade, é o favorito para vencer o combate. Mas não são só flores para Ellenberger: embora tenha ampla vantagem na trocação com suas mãos pesadíssimas, uma luta no chão favorece o faixa-preta de jiu-jítsu Marquardt, consubstanciando, assim, o tendão de aquiles do primeiro nesse combate.
Resultado finalEllenberger, decisão unânime por pontos, 29 x 28.

Vini: Para começar, não dá para confiar nos campeões do Strikeforce (torneio de qualidade duvidosa), sendo assim, vejo o Ellenberger favorito (a não ser que o Marquardt pregue ele no chão).

Resultado final: Ellenberger, TKO no 1º Round.

Nenhum comentário:

Postar um comentário